História na lata: dia do livro

Qual é a história

 

Olá professores! Hoje trago essa ideia para vocês  trabalharem com os estudantes uma História na lata: dia do livro.

O dia nacional do livro infantil é comemorado no dia 18 de abril. Essa data foi criada para homenagear o escritor Monteiro Lobato que nasceu nesse dia.

Monteiro Lobato ficou muito conhecido por causa da sua obra sitio do pica pau amarelo, a qual ele deu vida  a personagens incríveis, como a Emília.

No dia do livro se comemora a importância da literatura, ou seja uma forma de despertar os pequenos leitores para esse universo literário.

 

Sobre o arquivo  História na lata: dia do livro

Com o proposito de te ajudar, o arquivo está em formato PDF.  Ele contém as gravuras, sugestões para decorar a lata  e também a história  para que você  apresente o motivo da data do dia do livro e também uma poesia : Caixa Mágica de Surpresas de Elias José. Dessa maneira, contém também  sugestões de como você pode estar trabalhando o poema com os estudantes nas aulas remotas ou presenciais.

 

Como usar o arquivo?

Primeiramente você precisa imprimir e recortar os círculo. Logo após cole o círculo com os trechos do poema no verso das gravuras. Depois, é necessário que você cole na fita de cetim e  por fim coloque dentro de uma lata de leite. No arquivo contém algumas sugestões que você pode utilizar  para decorar a lata, no entanto se preferir  pode usar outros materiais para decorar. Use a sua  criatividade. No momento em que for  contar a  história, realize o levantamento dos conhecimentos das crianças sobre o tema.  Em seguida você pode fazer os seguintes questionamentos:

1-Você tem livros em casa?

2- Você gosta de lê?

3- já ouviu falar em dia do livro??

Depois, conforme  você for apresentando as gravuras e lendo os versos do poema,  converse com os estudantes sobre a importância da leitura e da literatura.

 

Sugestões para a alfabetização

Com a finalidade de ajudar  o seu trabalho, no texto é apresentado algumas rimas sobre alguns adjetivos do livro. Após contar a história e conversar com as crianças,  você pode retomar a história, se possível escreva em um cartaz o poema  e destaque as rimas de cada verso. Crie uma lista com as rimas e forme outras juntamente com os estudantes.  Você pode escrever também palavras chaves coletivamente e destacar a letra inicial, letra final e quantidade de letras.

Gostou do arquivo?

Se você gostou do arquivo ajude a divulgar o meu trabalho. Compartilhe o link da postagem para amigos, conhecidos e professores. Divulgue meu blog na sua escola e me siga nas redes sociais. Meu Instagram é @diario_alfabetizacao.

  • Atenção:  Todas as imagens disponibilizadas no blog são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 , sendo assim e proibido compartilhar o arquivo do blog em outros sites, páginas, redes sociais e grupos de WhatsApp. O material foi produzido para ajudar professores em sua prática. Evite problemas jurídicos.

Não esqueça de deixar o seu comentário expressando o que achou do conteúdo. Seu comentário me motiva e me ajuda a criar mais conteúdos relevantes para você. Conto com sua participação! bjs! Até a próxima!

clique aqui para baixar

Jakeline Nunes

Jakeline Nunes

Me chamo Jakeline, sou professora da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, apaixonada pela alfabetização. Sou formada em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás- UFG, tenho pós graduação em alfabetização e também em psicopedagogia.

25 respostas

  1. Adoro seu trabalho!Vc é showww showww!Parabéns que PAPAI DO CÉU continue lhe abençoando e protegendo sempre!Que o Divino Espírio Santo esteja sempre lhe dando sabedoria para inspirar e ajudar a tantas pessoas…?Sou sua fã!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre min

Jakeline Nunes

Olá! Me chamo Jakeline, sou professora da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, apaixonada pela alfabetização. Sou formada em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás- UFG, tenho pós graduação em alfabetização e também em psicopedagogia.

Criei esse blog para ajudar e inspirar professores. Aqui compartilho ideias de recursos pedagógicos, sequências didáticas, jogos e várias coisas referentes a alfabetização. Possuo um instagram pedagógico @diario-alfabetização, onde compartilho ideias e um pouco do meu dia a dia em sala de aula.

Categorias
Lojinha