Atividades do livro : O menino Poti

Atividades o menino poti

Olá, professores! Tudo bem? Hoje trago para vocês as Atividades  do livro: o menino Poti de Ana Maria Machado.

O livro conta a história de um menino indígena . A autora consegue apresentar na história um pouco da cultura indígena, além do cuidado e respeito com os animais.

Primeiramente , quem me acompanha no meu instagram, sabe que eu propus um recurso para contar essa historia, que pode ser usando palitoches ou na lata.

Para baixar o arquivo para contar a história clique aqui.

 

Portanto, para  trabalhar a alfabetização elaborei essa sequência de atividades que exploram: conhecimento de letras, sílabas, palavras, leitura e escrita espontânea.

Sobre o arquivo Atividades do livro : O menino Poti

O arquivo está em formato PDF, pronto para imprimir. Contudo, contém nove  atividades de Língua Portuguesa e uma atividade de matemática.

 

Como usar o arquivo?

Em primeiro lugar sugiro contar a história o menino Poti de Ana Maria Machado, usando o recurso da lata ou palitoches que postei aqui no blog.

Antes de contar a história fazer a leitura das imagens da capa do livro e levantar hipóteses junto com os estudantes perguntando:

O que vocês observam na capa do livro?

O que vocês acham que vão falar essa história?

Após contar a história, conversar com os estudantes e verificar se as hipóteses levantadas foram confirmadas. Depois, realizar algumas perguntas de compreensão.

Em seguida, escrever no quadro ou em um cartaz o nome dos personagens da história e explorar: letra inicial, letra final, quantidade de letras, quantidade de sílabas, sílabas iniciais e outras palavras que eles conhecem que iniciam com determinada sílaba.

Enfim, propor a reflexão e realização das atividades do livro o menino Poti de Ana Maria Machado.

Na atividade que envolve escrita espontânea, deixe que a criança escreva da forma que conseguir, ou seja, evite ajudá-la e dar respostas prontas.

Realize perguntas desafiadoras para que as crianças reflitam sobre a escrita.

 

Gostou do arquivo?

Se você gostou do arquivo, ajude a divulgar o meu trabalho.

Portanto, Compartilhe o link da postagem para amigos, conhecidos e professores.

Divulgue meu blog na sua escola e me siga nas redes sociais. Meu Instagram é @diario_alfabetizacao.

  • Atenção:  Todas as imagens disponibilizadas no blog são protegidas pela lei dos direitos autorais, de n.º 9.610/98, portanto é proibido compartilhar o arquivo em outros sites, páginas, redes sociais e grupos de WhatsApp.
  •   Então, evite problemas jurídicos.

 

Não esqueça de deixar o seu comentário expressando o que achou do conteúdo. Seu comentário me motiva e me ajuda a criar mais conteúdos relevantes para você.

Beijos! Até a próxima!

clique aqui para baixar

 

Jakeline Nunes

Jakeline Nunes

Me chamo Jakeline, sou professora da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, apaixonada pela alfabetização. Sou formada em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás- UFG, tenho pós graduação em alfabetização e também em psicopedagogia.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre min

Jakeline Nunes

Olá! Me chamo Jakeline, sou professora da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, apaixonada pela alfabetização. Sou formada em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás- UFG, tenho pós graduação em alfabetização e também em psicopedagogia.

Criei esse blog para ajudar e inspirar professores. Aqui compartilho ideias de recursos pedagógicos, sequências didáticas, jogos e várias coisas referentes a alfabetização. Possuo um instagram pedagógico @diario-alfabetização, onde compartilho ideias e um pouco do meu dia a dia em sala de aula.

Categorias
Lojinha