Jogo loto leitura das vogais

Jogo loto leitura das vogais

Olá professores (a)! A proposta que trago hoje é um jogo  de Loto Leitura das vogais.

O jogo é muito importante para aprendizagem.  A criança aprende e desenvolve várias habilidades por meio dele.

Afinal, o jogo  desperta a criatividade, atenção, concentração, além de trabalhar as  regras, relações interpessoais e várias outras habilidades.

No entanto, Apesar do jogo ser uma atividade lúdica ele deve ter intencionalidade.

Sendo assim, Ao planejar o uso dos jogos na sala de aula, o professor (a) deve pensar os objetivos que deseja alcançar, como também realizar as mediações necessárias, pois o jogo por si só não garante a aprendizagem.

Porque usar o Jogo loto leitura das vogais?

 

As crianças amam brincar, elas são competitivas e adoram jogar, usar essa ferramenta na sala de aula.

O jogo é uma excelente estratégia para motivar as crianças e desenvolver a aprendizagem.

Portanto um dos objetivos desse jogo e trabalhar a consciência fonológica ajudando a criança a perceber e fazer relação entre a pauta sonora e a escrita.

Amo usar jogos em sala de aula e as crianças também ficam eufóricas com esse recurso.

Aproveitem esse recurso fantástico e diversifique em suas aulas!

Esse recurso é indicado para alunos que estão no processo de alfabetização, com o propósito de tornar a aprendizagem mais significativa.

Como usar o arquivo?

Primeiramente  explique as regras do jogo para as crianças e apresente o nome de cada gravura que aparece na cartela.

Utilize diferentes estratégias para bom proveito do material, depende dos objetivos que se deseja alcançar.

Também o professor (a) pode fazer uso das cartelas e letras móveis em outras situações de aprendizagem, como mediações específicas e individuais, bem como em salas de atendimento especializado.

O arquivo apresenta algumas regras e objetivos, que podem ser acrescentados ou modificados de acordo com a realidade de cada um.

Sobre o arquivo?

O arquivo está no formato PDF.

Possui 8 cartelas e as vogais  que devem ser impressas e recortadas.

Contudo, Sugiro que plastifique o material usando a plastificadora ou outros materiais, como papel contact e fita adesiva transparente.

Assim o jogo terá mais durabilidade e poderá ser utilizado por diversas vezes.

 

Gostou do arquivo?

Por fim, Se você gostou do arquivo ajude a divulgar o meu trabalho. Compartilhe o link da postagem para amigos, conhecidos e professores.

Não esqueça de deixar o seu comentário expressando o que achou do conteúdo. Seu comentário me motiva e me ajuda a criar mais conteúdos relevantes para você.

Atenção:  Todas as imagens disponibilizadas no blog são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 , sendo assim e proibido compartilhar o arquivo do blog em outros sites, páginas, redes sociais e grupos de WhatsApp.

 

Jakeline Nunes

Jakeline Nunes

Me chamo Jakeline, sou professora da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, apaixonada pela alfabetização. Sou formada em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás- UFG, tenho pós graduação em alfabetização e também em psicopedagogia.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre min

Jakeline Nunes

Olá! Me chamo Jakeline, sou professora da rede pública de Goiânia e Aparecida de Goiânia, apaixonada pela alfabetização. Sou formada em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás- UFG, tenho pós graduação em alfabetização e também em psicopedagogia.

Criei esse blog para ajudar e inspirar professores. Aqui compartilho ideias de recursos pedagógicos, sequências didáticas, jogos e várias coisas referentes a alfabetização. Possuo um instagram pedagógico @diario-alfabetização, onde compartilho ideias e um pouco do meu dia a dia em sala de aula.

Categorias
Lojinha